A Casa Maternal Amélia Leite foi fundada em 26 de março de 1947 por Augusto César Leite, um médico renomeado e de grande contribuição no estado de Sergipe, junto com um grupo de senhoras da sociedade da época que estavam preocupadas com os problemas sociais comuns e recorrente na Maternidade Francino Melo tornando-se um abrigo maternal. A criação dessa sociedade aconteceu com a ideia da instalação de uma casa maternal no estado de Sergipe, inicialmente registrada como: Sociedade Protetora da Casa Maternal Amélia Leite, com a necessidade de se ter um local onde pudesse ser abrigadas as mães solteiras que recebiam alta da maternidade e não tinham para onde ir ou se manter após o parto, outras vezes não podiam voltar para o trabalho, pois os patrões não as aceitavam de volta devido ao preconceito daquela época. Seu principal objetivo era desenvolver atividades em favor da maternidade e da infância em Sergipe para amparar as mães necessitadas.
Foi doado um terreno, e no mesmo ano iniciou-se a construção das novas dependências própria.
Em 22 de junho foi inaugurada as novas instalações da sociedade em um prédio próprio, localizado no endereço atual: Rua Frei Paulo, 682, bairro Suissa. Esse prédio contava com um abrigo para as mães, salas de aula, escola artesanal, lar da mãe adolescente, a escola Maternal Raia De Sol, clube das mães, consultório médico, capela, sede administrativa e horta. Para ser admitida na instituição a candidata deveria estar grávida do seu primeiro filho, ser menor de idade, não ter a quem recorrer e nem para onde ir após do parto. Também era necessário dedicar um pouco do seu tempo, ao menos uma vez por semana, aos trabalhos da instituição.
A instituição aumentou o número de serviços prestados, o número de doações recebidas e o número de pessoas atendidas.
O abrigo fechou, por motivos particulares. E a Escola Raio De Sol, passou a ser denominada Escola Maternal Marilda Leite.
A denominação social da instituição foi modificada e passou-se a chamar Casa Maternal Amélia Leite.
A Casa Maternal está sobre a direção de Maria Isabel Prado Casali, voluntária que dedica seu tempo em solidariedade trazendo a esperança de uma vida melhor. A instituição, atualmente é composta pela Escola Maternal Marilda Leite e através dela oferece a educação básica pré-escolar, tendo como modalidade a educação especial, onde o atendimento desse serviço é voltado para as crianças em situação de risco social entre 03 e 05 anos, prestando assistência educacional, pedagógica, fonoaudióloga, nutricional, jurídica, psicológica e social.